Dia 28 /04 /08

Pauta Oficina de Matemática Local: CEREP – Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 11h30min Boas vindas Distribuição dos crachás e confecção dos novos crachás. Cobrança do dever de casa. Oficina – Matemática nos Impostos Parte A: Objetivo: Identificar a matemática presente no mundo real, por meio da realização do imposto de renda. Identificar frações e porcentagens em modelos construídos. Separar a turma em grupos de até cinco pessoas. Distribuir cópias das atividades sobre o Imposto de Renda. Realização das atividades. Discussão coletiva. Parte B: Elaboração de um cartão de mensagens. Objetivo: Mostrar formas de explorar a geometria, arte, frações e porcentagens. Entrega da cópia do cartão de mensagem. Confecção do cartão. Resolução das atividades sobre o cartão, cálculos de área e porcentagem. Discussão coletiva. Parte C: Objetivo: Introduzir o conteúdo para a próxima unidade. Fazer a leitura da atividade 3 (página 222 do TP1) Realizar as atividades a, b e c da página 185. Passar a lista de presença. Dever de casa: Estudo da unidade 4. Atividade da página 185 do TP1 deve ser trabalhada com os alunos. Fazer a leitura e atividades da unidade 5 da TP2, escolher uma atividade para fazer com os alunos, entregar relatório com as atividades anexadas. Entrega da 2ª parte do material: TP2, AAA2 (aluno), AAA2 (professor) Despedida. Recursos necessários: Retroprojetor, lâminas, canetas para retroprojetor, lápis de cor, transferidor, cola, xérox atividade imposto de renda, xérox do cartão, tesoura, calculadora, folhas de papel ofício, folhas de papel criative line paper.
Relatório da professora Formadora Alcina Tavares da Silva Almeida sobre a Oficina: “O dia começou com um bom dia e uma pequena conversa para motivar o trabalho com o Gestar. Os crachás foram distribuídos e alguns cursistas que estavam iniciando no programa nesse dia confeccionaram os seus. O dever de casa foi cobrado e apenas uma pequena parte dos cursistas entregaram. Comentaram as dificuldades encontradas para aplicar as atividades com os alunos, alguns não conseguiram introduzir o assunto em suas salas de aula, alegando que era final de bimestre, estava tendo vários feriados e disseram também que não poderiam trabalhar com o conteúdo proposto pelo Gestar naquele momento uma vez que suas turmas ainda não conhecem ou dominam o conteúdo e segundo os professores ainda não é o momento de trabalhar com ele. Nesse momento falei um pouco sobre o objetivo do Gestar, sobre a importância do estudo em rede e que ensinar matemática não deve ser mais ensinar blocos de conteúdos isolados. Que quando o aluno consegue fazer a conexão entre um assunto e outro ele terá um conhecimento mais duradouro. Muitos professores alegaram que ao final do ano letivo eles teriam que ter cumprido o plano de ensino, já que no próximo ano os alunos passaram a ter outro professor e este deve saber onde parou e de onde deve continuar. Senti que os professores ainda não entenderam a Essência do Gestar. Apesar de ter sido uma minoria, houve ótimos relatos sobre as aplicações das atividades com os alunos, o que serviu para motivar muitos. Foi dado o início na oficina. A turma foi dividida em grupos de quatro pessoas. Eles receberam uma cópia da atividade sobre o imposto de renda. Discutiram entre o grupo e responderam as questões. Foram discutidos os tópicos entre o grupo e levada ao grupão. A parte B da oficina foi mais tranqüila, os cursistas confeccionaram um cartão para mensagens, percebi que muitos enquanto faziam, iam já preparando uma aula para usar o cartão com os seus alunos. As atividades propostas foram resolvidas e em cada grupo uma pessoa levantou e expôs seus resultados e os passos usados para alcançá-los. Os cursistas fizeram a leitura da parte C que introduzirá o assunto para a próxima unidade e muitos ficaram interessados em saber como o Gestar trabalharia com as “regras de sinais” dos números inteiros. Foi passada a lista de presença e o dever de casa. A coordenadora Sara se fez presente em toda a oficina e ao final entregou a segunda parte do material, a TP2, AAA2 (aluno) e AAA2 (professor).”
Neste encontro solicitei alguns dados pendentes e fichas de inscrição incompletas; esclareci sobre a questão do Cursistas do gestar não terem direito a Bolsa de Estudo, e a possibilidade, que já esta em andamento, de se criar uma resolução municipal favorecendo os cursistas. Expedi declarações aos professores da rede estadual, comprovando sua presença neste encontro. Fizeram-se presentes 37 (trinta e sete) professores cursistas de Matemática Recebi declaração de desistência da cursista RAQUEL DE OLIVEIRA BORGES SANTANA através de ofício.

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