Curso de formadores: Dia 26/ 03/ 09

Apresentação do filme: Narradores de Javé

Na prática!

Roteiro para análise do Filme/ Tópicos a serem contemplados no Planejamento:

Tema da aula; Objetivo; Série abordada; Carga Horária; Metodologia; Recursos; Fechamento.

Tema da aula: A importância do letramento na comunicação

Objetivo: Analisar a importância da comunicação oral e escrita

Série abordada: 9º Ano

Carga Horária: 8 aulas

Metodologia: No primeiro momento, através da oralidade, instigar sobre a escrita e sua importância na sociedade atual; ver meios de comunicação que utilizam a leitura, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não dominam a leitura; estratégias e artifícios utilizados para vencê-las, as diferenças na escrita (...). Registrar os comentários num painel. Em seguida, apresentar o filme: Narradores de Javé. Solicitar que fazem o registro das palavras e expressões mais interessantes. Fazer um elo entre o dito e o que foi apresentado no filme, discutir a importância do registro, em vários contextos, a questão de se saber registrar e as diferentes formas de registro. Ressaltar a importância do domínio da escrita e do poder de persuasão, uso de figura de linguagens. Na sequência, trabalhar a intertextualização com músicas regionais, tais como: Asa Branca, Sertãozinho, filmes: Central di Brasil, Primeiras Histórias, Escritores da liberdade. Abordar a história da escrita, comparar e registrar termos lingüísticos usados no filme, na fala juvenil (gírias nacionais e típicas do grupo) e linguagem formal. Instigar a reflexão sobre os principais heróis e ídolos dos jovens e a influência exercida por eles na formação pessoal. Propor redação no qual o aluno se coloque no lugar de Antônio Biá – personagem do filme, e seja responsável pelo “Relato Científico” usando argumentos para convencer as autoridades a não alagar Javé ou nossa cidade. Elaboração de memorial pessoal usando as variadas formas de registro e recursos, ressaltando a valorização pessoal.

Recursos: painel, músicas regionais, tais como: Asa Branca,Sertãozinho, filmes: Central do Brasil, Primeiras Histórias, Escritores da liberdade, som, DVD, CDs, computador, televisão, transporte.

Fechamento: Visita cultural ao Museu Municipal para verificarmos as historias ali registradas, formas de registros, modificações ocorridas e só percebidas através do registro.

Criação do blog da turma: gestar II Estrada Real

gestar2estradareal.blogspot.com

Vale à pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário