
Dia 11/05 /09
Pauta da Oficina coletiva de Matemática
Local: CEREP – Centro de Referência do Professor
Secretaria Municipal de Educação
Horário: das 7h às 11h30min
Boas vindas.
Cobrança do dever de casa.
Oficina – Matemática nos Esportes
Parte A: Objetivo: Usar um recurso rico em formas, no caso o corpo humano, para trabalhar os conceitos geométricos, proporcionalidade e medidas.
Separar a turma em grupos de 4 pessoas.
Realização das atividades 1 e 2 da TP2, página 231.
Responder as questões 1, 2 e 3 e entregar para o formador.
Atividade 03 deve ser feita em grupo, discutindo as questões propostas 1, 2, 3 e 4.
Realização do relatório sobre a atividade 3 para entregar ao formador.
Formação do grande círculo para a exposição e discussão feitas nas atividades propostas.
Pausa para o café.
Parte B: Objetivo: Destacar a importância do preparo das atividades feitas com os alunos, nortear os professores no preparo das mesmas.
Repassar para o cursista todos os deveres de casa cobrados desde a primeira unidade. Abrir espaço para sugestões e dúvidas quanto a adequação das atividades para os anos/séries.
Informações a respeito da reunião realizada com os diretores sobre o horário do Gestar pela coordenadora Sara Nogueira.
Lista de presença.
Dever de casa.
Despedida.
Relatório da professora Formadora Alcina Tavares da Silva Almeida sobre a Oficina:
“Após um bom dia geral, foi passado a mensagem “A matemática é um determinante em sua vida”. Muitos cursistas adoraram e disseram que iriam repassar a mesma para seus alunos.
O dever de casa foi cobrado e já houve um maior número de cursistas que entregaram, alguns já sentiram mais facilidade em realizá-lo.
Deu-se início a oficina. Parte A: O grupão foi dividido em grupos de 4 pessoas, eles usaram fita métrica que trouxeram de casa para a realização da atividade. Cada grupo escolheu um componente e discutir uma forma de medir a superfície corporal desse. Os grupos quase que na maioria usaram a solução 2 dada na apostila, alguns fizeram pequenas mudanças.
Cada grupo apresentou seu resultado com as metodologias usadas.
Nesse momento houve um pequeno intervalo para um café.
A atividade 3 foi feita em grupo, os professores fizeram um grande círculo para comentar as grandezas e discutiram como essas são trabalhadas em sala de aula.
A parte B da oficina que era a montagem de um mapa conceitual foi feita no primeiro encontro do Gestar junto aos professores de língua portuguesa.
Nessa oficina houve um momento para a discussão dos deveres de casa em andamento, onde foram feitas sugestões de atividades a serem trabalhadas com os alunos e possíveis adaptações das mesmas por série/ano. Muitos professores apresentaram as atividades já trabalhadas e deram depoimentos de como aconteceram, isso serviu para nortear os professores que estavam perdidos.
A coordenadora repassou aos cursistas a ata da reunião feita com as diretoras das escolas municipais, onde houve uma discussão dos horários de acontecimento do Gestar e as diretoras pediram que fosse revisto e trocado esse horário.
Foi passada a lista de presença e o dever de casa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário