Dia 08 /04 /09 Oficina Coletiva

Oficina Coletiva Plano de Aula de Matemática e Língua Portuguesa: Local: CEREP- Centro de Referência do Professor/ secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 11h e 30 min. Entrega para preenchimento dos crachás Boas vindas e abertura _ Ana Cláudia Viríssimo (Diretora do Departamento de Ensino) Apresentação da equipe presente do Departamento de Ensino e a responsável pelo programa Sara _ Ana Cláudia Apresentação do programa GESTA II _ Sara Avisos: dados pendentes nas fichas de inscrições _ Sara Apresentação dos professores formadores _ Sara Contexto de motivação: Entrega e comentários do Texto de Aristóteles _ Maria Regina Apresentação do vídeo: Equilíbrio _Alcina Comentário livre e conclusivo que a participação e implicação de todos é fundamental para o bom andamento do programa Gestar II _ Alcina Distribuição, leitura e assinaturas dos termos de compromisso _ Sara Apresentação do Cronograma das Oficinas Coletivas de Matemática e Língua Portuguesa _ Sara Apresentação das atividades de casa para serem realizadas para a próxima aula _ Alcina Distribuição dos materiais do kit gestar II: Língua Portuguesa: TP3, AAA3 aluno e AAA3 Professor; Matemática: TP1, AAA1 aluno e AAA1 Professor; _ Regina e Alcina Pausa para o café Lista de presença Apresentação do Mapa Conceitual _Regina Divisão dos cursistas em 10 grupos interdisciplinares _Alcina Distribuição de revistas aos grupos 1ª oficina interdisciplinar: escolher um texto de jornal ou revista e construir o mapa conceitual a partir dele. _ Alcina Apresentação dos grupos da construção coletiva Entrega da ficha de identificação – para ser devolvida na aula seguinte _ Regina Finalização / despedida Recursos necessários: 83 cópias do Texto de Aristóteles; vídeo: Balance (Equilíbrio); DVD, telão, som; 83 cópias dos termos de compromisso; Slids com o cronograma das oficinas coletivas; 83 materiais do kit gestar II, Slids do mapa conceitual, 12 revistas e jornais, data show, retro projetor, 83 cópias da Ficha de Identificação, lâminas de retro projetor, canetinhas, crachás, cordão, Slids das atividades de Para Casa.
Relatório da professora Formadora Alcina Tavares da Silva Almeida sobre a Oficina: ‘Essa aula aconteceu no auditório do CEREP - Centro de Referência do Professor. Foram convidados a participar os professores de português e matemática inscritos no programa Gestar II. A Diretora do Departamento de Ensino, Ana Cláudia, apresentou as pessoas do departamento e discursou um pouco sobre educação. A Coordenadora do Gestar II Sara Nogueira, apresentou novamente o Gestar II, incentivando os cursistas a se empenharem. Maria Regina, formadora de português, leu o texto “Revolução da Alma”, de Aristóteles, alguns professores fizeram comentários sobre o mesmo. O vídeo “Equilíbrio” não pode ser passado, houve um problema na hora e o vídeo não abriu. A formadora de matemática comentou o que seria o vídeo, colocando que o grupo deveria se apoiar e quando necessário se adequar para manter o equilíbrio e bom funcionamento do Gestar II. Sara distribuiu o termo de compromisso para os cursistas, explicando a importância de levar o curso até o fim e de aplicar com os alunos as atividades propostas. Foi feito sugestões para escolha do horário que as oficinas iriam ocorrer, os professores escolheram democraticamente que o melhor horário seria o matutino e que todos deixariam quando necessário material preparado para os alunos. Houve a distribuição da primeira parte do material, Guia geral, TP1, AAA1(aluno), AAA1 (professor) em matemática, Guia geral, TP3, AAA3(aluno), AAA3 (professor) em português. Pausa para o café, ao circular entre os professores notei a grande expectativa deles. A oficina desse dia aconteceu para os professores de português e de matemática juntos. A professora de português Maria Regina fez uma apresentação em data show sobre a teoria dos mapas conceituais e deu alguns exemplos. Essa oficina foi retirado da sessão coletiva 3, parte B da TP2 de matemática. O grupão foi dividido em grupos de aproximadamente 8 pessoas, sendo a metade de professores de português e a outra metade de professores de matemática. Foram distribuídos jornais e revistas, cada grupo em comum acordo entre os componentes escolheu um texto, reportagem ou propaganda, e a partir daí os professores de áreas diferentes trabalharam em separado montando um mapa conceitual encima do texto escolhido, usando assim o mesmo assunto para elaborarem situações- problemas diferentes. Houve uma apresentação de cada grupo usando o retroprojetor. Foi excelente e ainda deu pra vários grupos tirarem idéias de como poderia surgir um projeto interdisciplinar com qualquer assunto escolhido.”
Relatório da professora Formadora Maria Regina Neves sobre a Oficina: “Em Sete Lagoas, Minas Gerais,nesta aula do Gestar II estavam presentes: a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação Ana Cláudia Almeida, a coordenadora do programa Gestar II Sara Nogueira Costa, as formadoras de Língua Portuguesa e Matemática, Maria Regina Vieira Neves e Silva e Alcina Tavares da Silva Almeida, respectivamente, os cursistas inscritos no programa e os profissionais do Departamento de Ensino. Ana Cláudia fez a abertura da reunião, apresentou a equipe do departamento aos presentes e ressaltou a importância do programa Gestar II na formação profissional continuada em benefício da qualidade na educação. Sara Nogueira apresentou as formadoras e o programa aos cursistas. Eu, Maria Regina, trabalhei o texto Revolução da Alma do filósofo Aristóteles. Alcina Tavares exibiria o vídeo intitulado Balance (Equilíbrio), mas não foi possível devido a problemas técnicos, por isso fez um breve relato sobre o conteúdo do mesmo. Houve momento para reflexão e contextualização com a finalidade de mostrar que o compromisso de todos os envolvidos é fundamental para o bom andamento do programa. Logo após, o material para estudo e trabalho foi entregue aos cursistas. No segundo momento iniciamos a oficina coletiva com as duas turmas. Foi pedido que formassem grupos compostos por professores das duas matérias. A socialização entre os cursistas aconteceu integralmente, todos participaram da atividade, elaboraram um mapa conceitual a partir de um tema escolhido pelo grupo, comum às duas disciplinas. O mapa conceitual de cada grupo foi apresentado aos demais. Nosso objetivo em proporcionar aos cursistas um trabalho interdisciplinar, dinâmico e produtivo foi alcançado. Sete Lagoas, 09 de abril de 2009.
Meu relato: O encontro transcorreu de forma bem interessante. Os cursistas interagiram e realizaram as atividades com prontidão. O único problema encontrado foi a impossibilidade de passar o vídeo, uma vez que a forma como foi salvo, não era compatível com o programa de computador instalado nos computadores da rede municipal. Fizeram-se presentes 72 (setenta e dois) professores cursistas de Matemática e de Língua Portuguesa. Recolhemos os Termos de Compromisso preenchidos e houve o cancelamento de alguns inscritos em decorrência de Licença saúde por longo prazo, Licença maternidade e alguns professores que se encontram em ajustamento funcional e não ministram aulas. Diante disso, disponibilizamos as vagas para inscrições urgentes.
Revolução da Alma, de Aristóteles Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto “Revolução da Alma" no ano 360 A.C.. . Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão de ser da sua vida é você mesmo. A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si. Pare de procurar a sua felicidade cada dia mais longe. Não tenha objetivos longe demais das suas mãos, abrace aqueles que estão ao seu alcance hoje. Se está desesperado devido a problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para se acalmar, você é reflexo do que pensa diariamente. Pare de pensar mal de si mesmo, e seja o seu próprio melhor amigo, sempre. Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso de aprovação para o mundo, que tem o melhor para lhe oferecer. Com um sorriso, as pessoas terão melhor impressão sua, e você estará afirmando para si mesmo, que está "pronto” para ser feliz. Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar que a felicidade chegue sem trabalho. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor. A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja na nossa vida.
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."

Nenhum comentário:

Postar um comentário