Dia 16/04/09 Oficina de Matemática

Adriane Santana repassou por email um número de contato telefônico da Senhora Sara da cidade de Pedro Leopoldo que poderia viabilizar a doação de seus kits de livros do Gestar. Em contato com essa profissional, conseguimos a doação de 15 Kits de matemática e 15 de Língua Portuguesa e agendamos o dia que buscaremos os materiais. Viabilizei internamente com o Setor de transporte, o dia e horário para a busca deste material.
Oficina Coletiva de Matemática Pauta da Oficina Coletiva de Matemática: Local: CEREP- Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 11h30min Boas vindas Informações sobre bolsas de estudo – Lei federal nº 11.273 de 6 de fevereiro de 2006 e pendências de dados (Coordenadora Sara) Entrega de crachás Orientações: Incentivar o estudo do guia geral; Expor a estrutura dos TPs (uso de transparências) Elaboração do projeto; Expor a estrutura das oficinas (uso de transparências) Oficina – Matemática na alimentação Parte A: 1) Cálculo do IMC (índice de massa corporal); Cálculo da média do IMC do grupo 2) Debate e registro das estratégias usadas no primeiro passo. 3) Relato oral, usando o registro feito em lâmina no 2º passo. 4) Discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas com os exercícios sobre volumes da sessão 2 do TP1. 5) Socialização das dificuldades no grande grupo, um relator deverá registrar as principais conclusões dos grupos. Parte B: Discussão acerca das experiências realizadas com os alunos a partir das atividades propostas na seção de transposição didática. Parte C: Análise de uma tabela com dados da prevalência de anemia em algumas cidades do Brasil. Esse momento tem por objetivo introduzir o professor na temática e no conteúdo matemático a serem tratados na próxima unidade. Atividade de casa. Lista de presença. Despedida. Recursos necessários: Data show, retroprojetor, fita métrica, balança, transparências pra retroprojetor, canetas para transparências, papel ofício, cartazes, quadro branco. _______________________________________________________________________________________ Relatório da professora Formadora Alcina Tavares da Silva Almeida sobre a Oficina: “Essa oficina refere-se à matemática na alimentação. Foi disponibilizada para os cursistas uma balança digital e uma fita métrica que foi colada na parede ao lado da balança um cartaz contendo a fórmula e a tabela de IMC também foi anexado para o uso dos cursistas. Foi pedido que o grupão se dividisse em grupos de até cinco componentes e se necessário usassem a balança e a fita métrica para realizarem o cálculo do IMC de cada componente do grupo. Cada grupo fez o cálculo da média do IMC. Houve um debate e os grupos apresentaram usando lâminas de retroprojetor, os cálculos feitos e os caminhos usados para encontrar quantos quilos cada um deve perder ou ganhar para alcançar a média do IMC do grupo. Foi um momento muito interessante, os grupos mostraram caminhos diferentes e explicaram porque escolheram esses caminhos. Nesse momento foi feito uma pequena pausa para o café. Ainda reunidos em grupos, foi discutido as dificuldades encontradas com os exercícios sobre volume da sessão 2 da TP1. Como muitos professores estavam com dúvidas sobre as atividades que deveriam passar para os alunos, foi discutido o socializando o seu conhecimento e os professores deram suas opiniões sobre como ser adaptada a atividade para cada ano/série. Alguns professores relataram as atividades que conseguiram realizar com os alunos a partir das atividades propostas na transposição didática. A parte C da oficina foi feita muito rapidamente, eles analisaram o gráfico da prevalência de anemia e discutiram entre eles, não foi possível, por causa do tempo, debater com o grupão. Foi passada a lista de presença.” ________________________________________________________________________________________________________ Para este encontro confeccionei dois cartazes, e reproduzi materiais a pedido da Formadora Alcina e disponibilizei todos os materiais por ela solicitados. Fizeram-se presentes 29 (vinte e nove) professores cursistas de Matemática e o encontro ocorrera de forma dinâmica e envolvente.
Enviei o email aos Cursistas de Língua Portuguesa com várias placas com erros ortográficos que podem e devem ser trabalhadas em sala de aula, diferenciando a oralidade da escrita, assunto queserá abordado na TP1, unidade 4:
Colegas, Internet tem cada coisa... Vamos aproveitar o que tem a nosso favor! Então, aqui esta um recurso interessante sobre a escrita em discordância com a linguagem oral e outros "equívocos". Em um momento oportuno, use-o se achar interessante.

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