Dia 24 /10 /09- Oficinas Coletivas

Oficinas coletivas de Língua Portuguesa e Matematica. Não me foi repassada a pauta da Oficina de Língua Portuguesa,mas o relatorio da professora está disponivel em seu blog: Voo sagaz!. Neste encontro se fizerm presentes 9 cursistas e fora trabalalhado o TP1, utilizando o vídeo Vidas em português, que providenciei cópias para todas as cursistas interessadas. As professoras presentes se envolveram muito com o tema e relataram várias experiências de sucesso em sala de aula. Na oficina de Matemática tambem se fizeram presentes 9 cursistas e essa desenvolveu-se a sua aula,dentro do planejado:
Pauta Oficina de Matemática – Sessão coletiva 09 Dia 24/10/09 Local: CEREP – Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 13horas • Abertura – Bom dia! • Cobrança do dever de casa. • Cobrança do projeto e agendamento das visitas as escolas. Parte A: Objetivo: Propor ao aluno situações em que ele possa coletar e organizar dados e utilizar recursos visuais adequados. • Apresentação do socializando seu conhecimento • Atividade 9 – página 66 – unidade 18 • Discussão coletiva sobre atividade 9 • Texto: Integrando a matemática ao mundo real. • Refletindo o texto. Lanche. Parte B: Objetivo: Aplicar o princípio multiplicativo a problemas de contagem. • Atividade 1 e 2 – página 204 • Desafio: “Para pensar” • Discussão coletiva das atividades. • Texto: visualização e pensamento matemático. Parte C: Objetivo: Preparação para a próxima unidade. • Texto de referência página 35 a 37 • Atividade 9 – página 37 • Atividade: “A caminho de St. Ives” • Discussão coletiva das possíveis resoluções. • Problema do Jarro. Lista de presença. Relatório da professora formadora de Matemática:A oficina começou às 7 horas na sala de reuniões da Secretaria de Educação.. Após o bom dia forma feitas as cobranças do dever de casa e os comentários por parte dos cursistas sobre as aplicações das mesmas, compartilhando as experiências e sobretudo as frustrações com os colegas. Foi passado os objetivos que seriam trabalhados nessa sessão coletiva. A primeira atividade que foi desenvolvida foi a 9 da página 66, unidade 18. Era uma atividade simples de contagem, pedi que os cursistas a realizassem em dupla. E, representasse usando diagrama. A seguir, os cursistas leram o texto sobre senhas da TP, como eu já esperava nenhum deles havia feito a leitura prévia da unidade. O texto foi muito debatido, outras sugestões fora feitas e todos, sem exceção chegaram a conclusão que as senhas que eles costumam usar são extremamente frágeis. Houve um debate com as sugestões de possíveis senhas mais seguras. Trabalhamos uma atividade sobre probabilidades, essa atividade foi para ser trabalhada com os alunos. Os professores fizeram as adaptações necessárias para suas turmas. Nesse momento foi dado uma atividade de contagem para as cursistas e um desafio para levassem para casa, porém eles não resistiram e começaram a discutir o desafio na hora. “ Quantas retas são determinadas pelos 16 pontos (4x4) marcados no quadrilátero?” Foi um momento de descontração, os cursistas gostaram do desafio e vão propô-lo para seus alunos. Houve uma pausa para um lanche e logo depois foi feito a leitura do texto de referência da página 35 à 37. Houve a discussão do texto e os professores concordaram em unanimidade que quando há a imagem para demonstrar o pensamento matemático que tudo fica mais claro e o aluno com certeza irá fixar muito melhor o conceito. As cursistas fizeram e entregara a atividade 9 da página 37. A atividade “A caminho de St. Ives” foi muito polêmica porque os cursistas encontraram várias interpretações e com isso muitas respostas, cada um queria defender a solução encontrada. Acho muito interessante as atividades assim porque mostra para os professores de matemática que pode existir mais de uma resposta para um mesmo problema. As cursistas mais uma vez perceberam a importância de analisar as respostas diferentes encontradas pelos seus alunos. O problema do jarro foi sugerido, os cursista encontraram formas diferentes de o resolver, mas, foi o Leonardo que encontrou a melhor sugestão. Se recortasse e fizesse uma nova colagem a figura viraria um simples retângulo. Foi feito um desenho pra mostrar essa possibilidade. Passei o dever de casa e as sugestões de atividades para serem aplicadas com os alunos. Houve nesse momento alguns agendamentos para apresentação dos projetos. Alguns cursistas pediram algumas orientações à respeito do mesmo. A oficina teve fim às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário