Dia 12/ 09/ 09 Oficina Coletiva de Língua Portuguesa

Pauta da Oficina de Língua Portuguesa Local: cerep / Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 13min
  • Boas vindas/ Acolhida junto aos cursistas e formadora de Matemática
  • Apresentação do clip do Gladiador;
  • Comentário reflexivo e incentivo a continuidade do curso;
  • Orientações sobre Prova Brasil, Projeto, Avaliação diagnostica proposta pelo Gestar;
  • Comentários sobre a semana de curso em Belo Horizonte;
  • Separação da turma de Matemática
  • Avaliação escrita sobre o Curso, nesta primeira etapa;
  • Socialização : Apresentação e comentário sobre as atividades anteriores;
  • Recolher os relatórios dos cursistas e as atividades dos alunos;
  • Leitura dos textos : “Lecionei a todos eles” e “ A escola ensina para a vida?”
  • Reflexão e comentários
  • Entrega do material : TP6, AA6
  • Apresentação dos Objetivos das unidades 21 e 22
  • Intervalo para café
  • Atividade 1 : Redação de texto argumentativo a partir dos provérbios
  • Socialização da atividade;
  • Atividade 2 : atividade 1 da TP6 pagina 76 a 80
  • Filme : A vogal i quer ir embora; textos ambíguos; erros de jornais; textos e gravuras, amar eternamente;
  • Atividade 3:dividir a turma em grupos e aumentar a frase usando elementos gramaticais e elementos de coesão com a letra r: O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA
  • Socialização;
  • Repasse do dever de casa
Relatório da professora formadora no blog : Voo Sagaz Neste dia tambem foi realizada Oficina Coletiva de Matemática. Se fizeram presentes 8 cursistas de matemática e 13 de Língua Portuguesa neste encontro, que iniciou com as turmas de Português e Matemática juntas. O grupo respondeu bem a reflexão proposta pelo vídeo do Gladiador e também pelos textos “Lecionei a todos eles”, “A escola ensina para a vida?” A socialização de experiências, de expectativas foi realmente , um marco para o crescimento do grupo.
Pauta Oficina de Matemática Dia 12/09/09 Local: CEREP – Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 13horas
  1. Junto com a turma de português:
  2. Boas vindas.
  3. Trecho filme “O Gladiador” (5 minutos)
  4. Comentário sobre o vídeo.
  5. Avaliação da primeira etapa do Gestar II em Sete Lagoas
  6. Comentários sobre a segunda semana de formação em Belo Horizonte.
  7. Cobrança do projeto.
  8. Agendamento das visitas para o acompanhamento dos cursistas.
Oficina – Construção do Conhecimento Matemática em Ação Objetivo: Usar a matemática no desenvolvimento do cidadão-consumidor crítico, consciente e participativo. Parte A: 1. Comentar sobre o tema da Unidade. “ A educação matemática contribuindo na formação do cidadão/consumidor crítico, participativo e autônomo. 2. Distribuir cópias da atividade 14. 3. Ler coletivamente a situação-problema, comentar possíveis resultados e depois pedir para que sejam realizados os cálculos. 4. Fazer as adaptações da atividade 14 para as turmas de 6º ao 9º ano. 5. Socializar as sugestões de adaptações. Pausa para o café. Parte B: 1. Ler coletivamente a situação-problema 2. 2. Analisar uma tabela de compra e preencher dados que faltam. 3. Resolver exercícios de cálculo referentes a situação-problema. 4. Discussão coletiva. Parte C: Mostrar vídeo sobre potências (7 minutos). Objetivo: Introdução do assunto para a próxima unidade. Lista de presença. Dever de casa: Aplicar com os alunos a atividade preparada na oficina. Realizar o socializando o seu conhecimento da unidade 14. Escolher uma atividade da unidade 13 para aplicar com os alunos. Estudar as unidades 15 e 16 da TP 4.
Relatorio da formadora de matemática:
Às sete horas deu início a 7ª oficina coletiva de matemática. Essa oficina começou junto com a turma de português, foi passado uma mensagem baseada no filme “O Gladiador”. Houve alguns comentários por parte de alguns cursistas, principalmente de como a mensagem encaixou na caminhada do Gestar II em nosso município. Eu, formadora de matemática junto com Maria Regina, a formadora de português, demos início a segunda parte do Gestar, repassando para as cursistas como foi nossa segunda semana de formação com os professores da UNB em Belo Horizonte. Alguns professores de português que estavam ausentes apareceram para dar continuidade ao curso e isso foi motivo de alegria para todos, mostrou que o Gestar II está fazendo a diferença, e ninguém quer ficar de fora. Foi mais uma vez cobrada a elaboração e realização do projeto, nesse momento os professores de português e matemática trocaram algumas idéias de como elaborar o projeto, ou se era possível reeditar algum projeto que já estava sendo planejado para atender as exigências do Gestar II. Mais uma vez a coordenadora pediu para que os cursistas agendassem as visitas de nós formadoras à escola, e sugeriu plantões pedagógicos na secretaria junto a nós formadoras para reposição de encontros perdidos ou para tirarem dúvidas acerca do Gestar II. Após esse momento os grupos de português e matemática foram separados, ficando a turma de matemática com o espaço da sala de reunião na própria secretaria de educação. A sessão coletiva começou com um pequeno debate da importância de nossos alunos estarem preparados para “as armadilhas” do comércio. Visto que a maioria dos pais não sabem como proceder. Foram dados vários exemplos de atitudes de nossos consumidores, e de como o comércio age muitas vezes com maldade, sabendo que os consumidores são ignorantes na área de cálculo e que tomam decisões apenas levando em base o valor das prestações que terão que pagar e não o prazo e o valor final pago. O exercício explorado foi o 14 da unidade 12, ganhar Um milhão por 30 dias de trabalho ou 1 centavo pelo primeiro dia, 2 pelo segundo e ir dobrando até o 30ª dia. Antes dos cálculos houve mais discussões. Os cursistas fizeram o cálculo e a representação gráfica depois adaptaram esse exercício para as séries finais do ensino fundamental. A segunda parte da sessão coletiva foi uma atividade sobre a compra de um eletrodoméstico, os professores mais uma vez discutiram a vantagem de comprar a vista, investir pra comprar depois ou comprar a prazo. Foram feitas as atividades sugeridas para essa situação-problema, e os cursistas mais uma vez fizeram adaptações para aplicá-la com seus alunos. Para introdução para a próxima unidade, foi usada a atividade 14 do início, os professores encontraram a potência de base 2 usada, e viram que usando essa potência os cálculos ficariam muito mais fáceis, perceberam também a grandiosidade da potência. O dever de casa foi passado, aplicar as atividades preparadas na sessão coletiva, realizar o socializando o seu conhecimento da unidade 14, estudar as unidades 15 e 16 para o próximo encontro. Sara, a coordenadora passou a lista de presença, e deu-se então o termino da oficina às 13 horas.

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