Dia 20/ 06 /09Oficina Coletiva de Língua Portuguesa e Oficina Coletiva de Matemática

Oficina Coletiva de Língua Portuguesa e Oficina Coletiva de Matemática
Pauta da Oficina de Língua Portuguesa Local: CEREP- Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 11h30min Boas vindas Apresentação dos Objetivos do conteúdo tratado nas unidade 15 e 16; Esclarecimento de duvidas relacionadas as atividades; Leitura do Texto : A expansão da pobreza nas cidades, redija perguntas relacionadas a ele: a) Perguntas claras apresentadas no texto- diretas b) Que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa- inferências c) Resposta pessoal, baseada em valores e percepção do mundo d) Gosto pessoal, preferências e aversões e) Intertextualidade Socialização da atividade anterior; Relato oral sobre a aplicação do Avançando na Prática. Sequência de acordo com a Parte II, pagina 219. Parte III, atividade 1, Pag. 221 Avaliação da oficina Apresentar as próximas unidades para estudo- TP5, unidades 17 e 18, Estatística e Coerência Textual, respectivamente Lista de presença. Despedida.
Relatório da Professora Formadora: Maria Regina Vieira Neves e Silva TP4 – Unidade 15 – Mergulho no texto Unidade 16 – A produção textual – Crenças, teorias e fazeres “No dia 20 de junho trabalhei com duas alunas apenas. Silvia, professora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, disse “Não deixarei o Gestar, estou aplicando até no Ensino Médio. Um aluno comentou nunca ter visto a turma conversando sobre o mesmo assunto durante a aula, no caso, interessados na mesma”. Vânia relatou sua experiência e o envolvimento dos alunos durante as atividades. Segundo ela a turma é vista como “difícil”. Pelo visto, a aula foi ótima. Silvia ouviu atentamente, fez algumas intervenções e concluiu “vou por em prática, os alunos ficarão envolvidos é possível conseguir bom resultado”. Logo após, iniciamos o estudo da TP. A aula transcorreu normalmente, bastante produtiva. Discutimos os temas abordados nas unidades, os mesmos exigem muita dedicação, pois o conteúdo é profundo. As dúvidas surgidas foram esclarecidas durante o estudo. As alunas realizaram atividades propostas no cronograma da aula. Após leitura do texto A expansão da pobreza nas cidades, elaboraram perguntas relacionadas a ele, de acordo com a proposta. Redigiram, na segunda atividade, um texto empregando as palavras: 1. Muxuango 2. Hermeneuta 3. Vituperado 4. Defenestração 5. Perfunctório 6. Falácia 7. Ignóbio 8. Sibilino 9. Uxoricídio 10. Apoplexia. As cursistas divertiram durante o trabalho. Comentaram que se a sala estivesse com todos os professores presentes, o momento da redação seria muito engraçado. A atividade número 1 da página 221 da TP foi realizada oralmente. Apresentei as próximas unidades para estudo na TP5 – unidades 17 e 18, Estilística e Coerência textual, respectivamente. Feita a avaliação, a aula foi encerrada. Mesmo em momento adverso, conseguimos vivências positivas. A aula foi ótima. “
Pauta de matemática Pauta Oficina de Matemática – Sessão Coletiva 04 Dia 20/06/09 Local: CEREP – Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 13horas Boas vindas. Vídeo: 8 minutos “Cooperação” Cobrança do dever de casa. Oficina – Matemática nos Seguros Parte A: Objetivo: Desenvolver o raciocínio probabilístico. • Divisão da turma em grupos menores. • Distribuição das folhas com as tabelas. • Registro dos resultados dos grupos. • Discussão coletiva, questões a até q da página 243. Parte B: Discussão da Transposição Didática. • Escolha de um recurso, baralho, dados, moedas ou roletas. • Realização do experimento. • Socialização do experimento. • Montagem do gráfico. • Discussão coletiva. Pausa para o café. Parte C: Introdução à próxima unidade. • Situação-problema: Jogo com roleta. • Discussão coletiva. Preparação da atividade a ser realizada com os alunos. Dever de casa. Discussão de datas e horários para as próximas sessões coletivas. Material necessário: Tabelas, baralho, dados, roleta, moedas, régua, papel ofício, data show, clip chart.
Relatório A oficina deu início às 7horas no auditório do CEREP. O número de cursistas foi pequeno, apenas 13. Essa foi a primeira oficina que aconteceu fora do horário de trabalho dos mesmos. Cobrei o dever de casa, recolhi e ouvi os comentários dos cursistas sobre as dificuldades encontradas na aplicação e o que eles viram de positivo e negativo nas atividades escolhidas. Usei o data-show para apresentação dos tópicos a serem trabalhados, a oficina começou com a mensagem: “ A matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências.” Essa oficina é a continuação da sessão coletiva 04 iniciada na oficina passada. Fizemos a parte B da transposição didática. Pedi que a turma fosse dividida em três grupos e entreguei folhas com as tabelas da atividade 2 da TP2 página 241. Cada grupo realizou um experimento e ao final fizeram o registro tanto na tabela recebida quanto em uma tabela grande afixada ao clip chart, cada grupo levou seu resultado para essa tabela. A discussão foi direcionada pelas perguntas da página 243. A todo momento os cursistas fizeram perguntas imaginando as dúvidas de seus alunos. Passei a atividade 4 e os alunos usaram os lançamentos feitos na atividade 2, os grupos transformaram as informações da tabela para usá-las, calcularam as freqüências relativas e fizeram o gráfico. Cada grupo apresentou seu gráfico, concluíram que quanto maior o número de lançamentos, mais próximo de uma constante em 50% de freqüência relativa de caras. Na atividade 3, os cursistas trocaram idéias, usaram dados, as moedas e o baralho para realizarem o experimento, tiveram muita dificuldade em conseguir chegar a resposta pedida. Eu sugeri que tentassem novamente em casa e jogassem o desafio para os alunos. Os professores fizeram uma pequena pausa para o lanche. A parte C tratava da introdução a próxima unidade, os cursistas fizeram apenas os cálculos, foi pedido que trouxessem roletas mas não apareceu nenhuma. Os cálculos forma sendo feitos em conjunto, com cada professor mostrando o caminho usado. A atividade 6 foi trocada por uma muito parecida da unidade 8, atividade 18 da página 203. A sugestão da troca foi feita pra mostrar ao professor a riqueza da atividade e de como os alunos iriam gostar de realizá-la. Os cursistas usaram os dados e preencheram a tabela, fizeram a média e discutiram a atividade. Houve um momento para sugestões de atividades a serem trabalhadas com os alunos, alguns cursistas alegaram grande dificuldade em trabalhar com equação e gráficos principalmente com as turmas dos anos iniciais. Foi dado uma abertura para que fizessem todas as adaptações necessárias e os próprios cursistas deram várias sugestões. Foi passada a lista de presença e entregue o material a alguns cursistas que não tinham comparecido ao encontro passado. Sara, a coordenadora conversou com eles a respeito de datas e horários para as próximas oficinas. Os cursistas foram liberados as 13 horas. fotos As Oficinas Coletivas de Matemática e Língua Portuguesa transcorreram como o previsto, mesmo contando com uma baixa freqüência. Na turma de Matemática fizeram-se presentes 13 (treze) professores cursistas e na de Língua Portuguesa apenas 02 (duas) cursistas, mas em ambas as turmas os cursistas participaram ativamente das atividades propostas pelas formadoras e demonstraram compromisso para com a continuidade do Curso. Agendamos, então as próximas oficinas de Matemática, também para os dias 11/07/09 (7h às 13h) e dia 08/08/09 (7h às 13h). Os cursistas e professora formadora de Língua Portuguesa ponderaram que as oficinas agendadas para os dias 13/06 (noturno) e 30/06(noturno) deveriam ser canceladas uma vez que não há cursistas disponíveis neste horário, que queiram continuar o curso.

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