Pauta de matemática
Pauta Oficina de Matemática – Sessão Coletiva 04
Dia 20/06/09
Local: CEREP – Centro de Referência do Professor
Secretaria Municipal de Educação
Horário: das 7h às 13horas
Boas vindas.
Vídeo: 8 minutos “Cooperação”
Cobrança do dever de casa.
Oficina – Matemática nos Seguros
Parte A: Objetivo: Desenvolver o raciocínio probabilístico.
• Divisão da turma em grupos menores.
• Distribuição das folhas com as tabelas.
• Registro dos resultados dos grupos.
• Discussão coletiva, questões a até q da página 243.
Parte B: Discussão da Transposição Didática.
• Escolha de um recurso, baralho, dados, moedas ou roletas.
• Realização do experimento.
• Socialização do experimento.
• Montagem do gráfico.
• Discussão coletiva.
Pausa para o café.
Parte C: Introdução à próxima unidade.
• Situação-problema: Jogo com roleta.
• Discussão coletiva.
Preparação da atividade a ser realizada com os alunos.
Dever de casa.
Discussão de datas e horários para as próximas sessões coletivas.
Material necessário: Tabelas, baralho, dados, roleta, moedas, régua, papel ofício, data show, clip chart.
Relatório
A oficina deu início às 7horas no auditório do CEREP. O número de cursistas foi pequeno, apenas 13. Essa foi a primeira oficina que aconteceu fora do horário de trabalho dos mesmos.
Cobrei o dever de casa, recolhi e ouvi os comentários dos cursistas sobre as dificuldades encontradas na aplicação e o que eles viram de positivo e negativo nas atividades escolhidas.
Usei o data-show para apresentação dos tópicos a serem trabalhados, a oficina começou com a mensagem: “ A matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências.” Essa oficina é a continuação da sessão coletiva 04 iniciada na oficina passada. Fizemos a parte B da transposição didática. Pedi que a turma fosse dividida em três grupos e entreguei folhas com as tabelas da atividade 2 da TP2 página 241. Cada grupo realizou um experimento e ao final fizeram o registro tanto na tabela recebida quanto em uma tabela grande afixada ao clip chart, cada grupo levou seu resultado para essa tabela. A discussão foi direcionada pelas perguntas da página 243. A todo momento os cursistas fizeram perguntas imaginando as dúvidas de seus alunos.
Passei a atividade 4 e os alunos usaram os lançamentos feitos na atividade 2, os grupos transformaram as informações da tabela para usá-las, calcularam as freqüências relativas e fizeram o gráfico. Cada grupo apresentou seu gráfico, concluíram que quanto maior o número de lançamentos, mais próximo de uma constante em 50% de freqüência relativa de caras.
Na atividade 3, os cursistas trocaram idéias, usaram dados, as moedas e o baralho para realizarem o experimento, tiveram muita dificuldade em conseguir chegar a resposta pedida. Eu sugeri que tentassem novamente em casa e jogassem o desafio para os alunos.
Os professores fizeram uma pequena pausa para o lanche.
A parte C tratava da introdução a próxima unidade, os cursistas fizeram apenas os cálculos, foi pedido que trouxessem roletas mas não apareceu nenhuma. Os cálculos forma sendo feitos em conjunto, com cada professor mostrando o caminho usado.
A atividade 6 foi trocada por uma muito parecida da unidade 8, atividade 18 da página 203. A sugestão da troca foi feita pra mostrar ao professor a riqueza da atividade e de como os alunos iriam gostar de realizá-la. Os cursistas usaram os dados e preencheram a tabela, fizeram a média e discutiram a atividade.
Houve um momento para sugestões de atividades a serem trabalhadas com os alunos, alguns cursistas alegaram grande dificuldade em trabalhar com equação e gráficos principalmente com as turmas dos anos iniciais. Foi dado uma abertura para que fizessem todas as adaptações necessárias e os próprios cursistas deram várias sugestões.
Foi passada a lista de presença e entregue o material a alguns cursistas que não tinham comparecido ao encontro passado.
Sara, a coordenadora conversou com eles a respeito de datas e horários para as próximas oficinas.
Os cursistas foram liberados as 13 horas.
fotos
ALFABETO MÓVEL PARA IMPRIMIR.
Há 10 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário