Dia 11/ 07 /09Oficina Coletiva de Língua Portuguesa e Matemática

Oficina Coletiva de Língua Portuguesa com a cursista SILVIA OLIVEIRA DE SOUZA no horário de 7h as 13h na Biblioteca do professor/ Secretaria Municipal de Educação Pauta da Oficina de Língua Portuguesa Local: Biblioteca do professor / Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 11h30min 1. Boas vindas/ Acolhida; 2. Apresentação dos temas e assuntos das unidades 17 e 18, TP5; 3. Objetivo do estudo; 4. Observações sobre assuntos e as atividades propostas nas unidades 17 e 18; 5. Relato de experiências em sala de aula vivenciadas pelo cursista; 6. Realização da proposta contida na TP5, pag. 254; 7. Leitura do texto complementar (apostila); 8. Os diferentes estilos. Propor que em dupla recortem o texto lido. Cada dupla irá representar um estilo: Silvio Santos, Datena, Ebe Camargo e Romário; 9. Apresentação das duplas; 10. Avaliação da Oficina; 11. Apresentação das próximas unidades; 12. Repasse do dever de casa: Faça estudo das unidades 19 e20; 13. Escolha uma atividade do Avançando na prática para realizar com seus alunos. Reformule- a , se necessário, para adequá-la á sua realidade, e relate, por escrito, os aspectos positivos e negativos do processo como isso se deu. Suas observação francas e honestas serão de muito proveito para o desenvolvimento de nosso trabalho 14. Projeto: Vocês estão dando andamento no projeto?Como está o desenvolvimento do mesmo?Lembrem-se : o registro do Projeto juntamente com seu portfólio são instrumentos de avaliação. 15. Lista de presença. 16. Despedida.
Relatório da Formadoran no blog Voo Sagaz Oficina Coletiva de Matemática
Pauta Oficina de Matemática – Sessão Coletiva 05 Dia 11/07/09 Local: CEREP – Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 13horas Boas vindas. Cobrança do dever de casa. Oficina – O universo das Formas Parte A: Objetivo: Rever e discutir o conceito de poliedros no universo dos sólidos. Atividade 1 :Caracterização de Poliedros. Dividir a turma em grupos de 4 pessoas. Usando papel colorsete, cola, durex cada grupo irá criar um poliedro. Usando canudos, isopor, linha e agulha cada grupo deve criar um prisma. Discussão coletiva. Atividade 2 Apresentar a figura da TP em Power Point. Analise da figura Discussão coletiva. Parte B: Discussão da Transposição Didática. Atividade 3 Apresentação do filme (3 minutos) caleidociclo Montagem de um caleidociclo. Discussão coletiva. Parte C: Preparação para a próxima unidade. Entrega de folhas com polígonos regulares Revestimento de um plano usando os polígonos regulares. Dever de casa: Escolher uma atividade da unidade 9 e desenvolver com os alunos. Realizar o socializando o seu conhecimento, página 227 do TP3. Ler e estudar as unidades 11 e 12 do TP3. Lista de presença. Material utilizado: Papel colorido colorsete, folha de papel ofício, lápis de cor, durex, cola, Xerox dos caleidociclo e polígonos, data show.
Relatório da formadora A oficina deu início as 7 horas no CEREP. Comecei desejando boas vindas e cobrando o para casa dos cursistas, como sempre uma minoria trouxe. Houve um momento para comentar as dificuldades encontradas no estudo na unidade 9 e 10. Os cursistas gostaram muito do estudo destas unidades, mas acharam muito difícil trabalharem com os alunos nos moldes sugeridos nas mesmas. Usei apresentação com o Power point, o primeiro slide tinha a caracterização de poliedro, depois dos comentários sobre essa definição distribui folhas de papel colorsete de cores diferentes e pedi aos grupos que montasse um poliedro bem diferente dos usuais. Após a construção do poliedro partimos para o prisma, foi feito o mesmo procedimento, discutimos o conceito de prisma e partimos para a construção, mas desta vez usamos isopor e canudinhos para a montagem deles. Os cursistas construíram usando como bases polígonos bem irregulares, os canudos foram presos ao isopor com a ajuda de linha e agulha. Para a discussão coletiva, os alunos voltaram ao conceito de poliedros e cada poliedro feito por eles foi analisado e passou por toda a caracterização de poliedros, esse momento foi muito rico porque houve duas construções que não atenderam toda a caracterização o que gerou muita discussão.Os prismas passaram pelo mesmo processo. Foram respondidas as questões propostas na TP3, página 234. A próxima atividade foi a respeito de uma figura com várias ilustrações, a figura está na página 23 TP3, usei o projetor para que todos pudessem analisar a figura juntos. As questões propostas na atividade 2 foram respondidas nesse momento. Houve uma pequena parada para um lanche, que acaba sendo o momento de socialização, onde escuta-se as costumeiras queixas a respeito do magistério, alguns queixam e os outros de contrapartida incentivam, mostram o lado prazeiroso. A segunda parte da oficina foi a montagem de um caleidociclo, passei o vídeo que está no site do Gestar. Foi distribuído Xerox com dois modelos diferentes de caleidociclos. Os cursistas adoraram essa atividade, e já falaram que iriam aplicar com os alunos na mesma semana. A discussão aconteceu sobre a forma que essa atividade poderia ser explorada com os alunos e a adaptação para cada série/ano. Na última atividade foi distribuída para os cursistas folhas com polígonos regulares, pedi que cada grupo usando apenas um tipo de polígono preenchesse a folha sem deixar espaços entre eles. Eles perceberam que isso não era possível para todos os polígonos. Alguns cursistas já comentaram a respeito da unidade 10. Houve uma discussão a respeito de ângulos. A coordenadora Sara Nogueira entrou com sugestões de datas para as próximas oficinas (2º semestre). Foi passado o para casa, e a lista de presença. A oficina teve seu encerramento as 13 horas. Nesta oportunidade, agendamos junto a cursista as próximas oficinas coletivas para o segundo semestre. Ficaram assim programadas: 12/09; 03/10; 24/10; 07/11; 21/11; 05/12 e a data da avaliação final ainda será agendada. As oficinas serão ministradas no horário de 7h ás 13h,no auditório da Secretaria Municipal de educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário