Seis passos para alcançar a excelencia

O jeito que trabalhamos não funciona. Essa é a essência do pensamento de um respeitado consultor de negócios norte-americano, Tony Schwartz, autor de vários livros sobre trabalho. Segundo ele, estudos mostram que apenas uma em cada cinco pessoas se sente envolvida com o seu trabalho. E não é preciso de pesquisas para qualquer um notar que, quanto menos entusiasmo, pior o desempenho de uma empresa. O motivo disso estaria na falsa premissa que as pessoas trabalham como um computador: sem parar, em altas velocidades, por longos períodos de tempo e executando múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

Como é insustentável cumprir exigências além da capacidade, defende Schwartz, as pessoas perdem qualidade e tendem à mediocridade – o que é péssimo para empregados e empregadores. O sucesso, porém, depende de ser realmente bom em algo. Em artigo publicado no Jornal do Empreendedor, ele dá seis conselhos para alcançar a excelência.

Busque o que você ama

A paixão é o melhor motivador que as pessoas podem ter. Ele alimenta o foco, a resistência e a perseverança.

Faça o mais difícil primeiro

Resolva os problemas de maior atenção e realize tarefas que você considera mais duras primeiro, assim que você chegar à empresa. O começo do dia é o melhor momento para a maioria das pessoas; é quando temos mais energia e menos distrações.

Pratique intensivamente

Trabalhe sem interrupção pelo menos 90 minutos e depois dê uma pausa. Pesquisas dizem que é em 90 minutos o tempo melhor para conseguirmos dar o máximo de foco em determinada atividade.

Procure feedback de especialistas em doses intermitentes

Quanto mais simples e precioso for o retorno, melhor para você fazer os seus ajustes. Cuidado, muito feedback cria uma saturação cognitiva, o que pode aumentar a ansiedade e interferir no aprendizado.

Faça uma pausa regularmente

Relaxe depois de um esforço intenso. Isso não vai apenas rejuvenescer, mas vai metabolizar e incorporar aprendizados. Quando o empreendedor descansa também, ele consegue com mais facilidade ter insights importantes.

Ritualize a prática

A melhor forma de se assegurar que tarefas difíceis serão realizadas é ritualizá-las. Construa momentos específicos, invioláveis, nos quais você pratica aquela determinada tarefa. Isso vai ajudar você a não perder mais tempo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário