Dia 06/ 08/09Oficina Coletiva de Língua Portuguesa

Pauta da Oficina de Língua Portuguesa Local: cerep / Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 11h30min Boas vindas/ Acolhida; Apresentação das unidades em estudo: unidades 19 e 20, TP5 ; Apresentação dos Objetivos de cada unidade do estudo; Observar os assuntos e as atividades propostas nas unidades 19 e 20, páginas 105, 130, 148, 162, 196 e 212; Socialização - Relato de experiências em sala de aula vivenciadas pelo cursista; Atividades: Leitura do texto “A pesca”, pagina 128, TP5; Propor que redijam um texto em prosa contemplando o tema. Observar as relações de coerência textual e de mecanismos lingüísticos de coesão. Apresentar o texto “Uma história sem pé nem cabeça” e solicitar ao grupo que recortem o texto e o reorganize atentando para a seqüencia temporal no texto. Observar os elementos de coesão, o emprego dos advérbios e pronomes; ( texto para trabalho esta organizado em tiras.E há cópias do texto para numeração nos parênteses) Ler o texto “Dois Sapos” e refletir como grupo as relações lógicas de construção de significado na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negociação. Entrega da cópia do texto para os cursistas. Avaliação da Oficina; Repasse do dever de casa: 1) desenvolvimento do Projeto, e colocar em dia as atividades solicitadas anteriormente; Lista de presença. Despedida. ------------------------------------------------------------------------------------ Relatório da professora Formadora Maria Regina vieira Neves e Silva no blog Voo sagaz
Pauta Oficina de Matemática – Sessão Coletiva 06 Local: CEREP – Centro de Referência do Professor Secretaria Municipal de Educação Horário: das 7h às 13h Boas vindas. Cobrança do dever de casa. Oficina – Matemática na Ecologia Parte A: Objetivo: Superar possíveis dificuldades encontradas na situação-problema. Leitura do texto Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico. Discussão Coletiva. Criação do teste “Consciência ecológica”. Criação do teste “Comportamento ecológico”. Aplicação do teste e preenchimento dos resultados em tabelas. Representação dos dados da tabela em pares ordenados. Representação dos dados através de um diagrama de setas e de um gráfico. Pausa para o café.
Parte B: Transposição didática Adaptação das atividades sugeridas pelos professores para aplicação das mesmas nas séries em que lecionam.
Parte C: Introdução a próxima unidade. Objetivo: Despertar o interesse pela próxima unidade que tratará do tema interdependência entre duas grandezas. Solicitar aos professores que tentem representar, andando pela sala o que o gráfico ilustra. Entrega do material: TP4, AAA4 (aluno), AAA4 (professor) Lista de presença. Dever de casa: Aplicação das atividades elaboradas na oficina com os alunos. Socializando seu conhecimento página 229 TP3 e estudo das unidades 13 e 14 do TP4. Recursos utilizados: Data show, papel ofício, régua.
Relatório Relatório da sessão coletiva 6, TP3, Unidade 11 Dia 06 de agosto de 2009 A oficina deu início às 7horas na biblioteca do professor. Essa oficina é referente a unidade 11 da TP3 que explora a idéia de comportamento e consciência ecológica. Apareceram apenas 9 cursistas. Achei mais produtivo fazer apenas um grupo para que não houvesse divisão das discussões. Sentamos todos em torno de uma grande mesa. A princípio houve uma discussão do que seria comportamento e consciência ecológica, os professores relataram suas experiências com os alunos a respeito dos dois temas. Foi feita a leitura o texto “Consciência ecológica e comportamento ecológico” . Após a leitura houve nova discussão sobre a diferença entre comportamento e consciência ecológica. Pedi para o grupão criar um teste com 10 questões sobre Consciência ecológica e outro com mais 10 questões sobre comportamento ecológico. O grupo resolveu criar um banco de questões e depois separá-las em comportamento ou consciência. O grupo também resolveu em comum acordo que cada questão teria 4 alternativas. Foi usado os critérios sugeridos na TP para avaliação do teste sobre consciência ecológica. Criaram outros critérios para a avaliação do teste sobre comportamento ecológico. O teste foi feito com as pessoas do grupo e com outras pessoas que se encontravam no local. Os cursistas preencheram a tabela referente a atividade da TP, houve uma discussão sobre as variáveis usadas de como deveriam ser apresentadas e se o resultado do teste apresentado na tabela seria ou não uma função, foi muito interessante, alguns professores ficaram muito inseguros para responder a essa questão. Aqui em Sete Lagoas os professores costumam trabalhar com o assunto função apenas no ensino médio. E após a discussão virão que na realidade esse assunto é trabalhado em vários momentos do ensino fundamental, porém não recebe o nome de função. Os professores montaram os pares ordenados, representaram a relação através de diagrama de setas e de um gráfico. Houve nova discussão a respeito da escala usada no gráfico. Foi feito uma discussão de como essa atividade ou outra similar poderia ser utilizada com os alunos, adaptações foram sugeridas por alguns cursistas. Os professores tentaram representar os gráficos sugeridos, andando a partir da parede da biblioteca, mas ficou muito vaga essa atividade. Os professores assinaram a lista de presença e receberam o matéria para a próxima oficina. A oficina terminou as 13 horas.
As Oficinas ocorreram de forma bem animadora, pois de se fizeram presentes 11 CURSISTAS de Língua Portuguesa e 08 CURSISTAS de Matemática. Essas foram antecipadas como forma de aproveitar a disponibilidade dos docentes devido ao adiamento do inicio das aulas escolares para o dia 10 de agosto, como fora sugerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Sete lagoas, o que também ocorreu em outras cidades do país, em decorrência a medidas preventivas a Gripe A, H1N1. Nessa oportunidade, entreguei aos cursistas os materiais: TP4, AAA4, AAA4 de Matemática; Confeccionei declarações para os cursistas que necessitavam comprovar a presença, junto as escolas, nessa Oficina. Entreguei os CDs já gravados com os materiais didáticos do Gestar aos cursistas que solicitaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário